Do site da revista
Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/revista/807/a-burguesia-rejeita-dilma-8009.html
A burguesia rejeita Dilma?
Sim, o ambiente econômico é grande eleitor, mas é a mídia que se
empenha para alimentar o ódio
por Mauricio Dias
Tomaz Silva/ Agência
Brasil
Segundo a mídia, Dilma "deslulou
a governança"
Um possível clima de ódio, nascido de decisões da
presidenta, rejeitadas por parte do empresariado, é refletido na mídia.
Em longo e consistente artigo para a revista trimestral
Inteligência, em circulação na próxima semana, o historiador João Bettencourt e
o jornalista Luiz Cesar Faro tentam decifrar o que identificaram como
“indiscreto ódio da burguesia” à presidenta Dilma Rousseff.
O esforço inédito joga luz forte sobre esse “desamor” entre
as partes. Os articulistas mergulham fundo nas relações conflitadas entre um
lado e o outro e emergem com uma pergunta: “Tem culpa ela?” A resposta é não,
dizem os autores do estudo.
Dilma, segundo eles, “deslulou a governança”, embora tenha
mantido e aprofundado os ganhos sociais promovidos pelo antecessor. Esta seria
a origem, ou uma delas, dessa desavença. Consideram que a burguesia,
preconceituosamente, odiaria Dilma “devido ao seu intervencionismo, sua
inaptidão ao diálogo e, quiçá, seu simples jeito de ser”.
“A redução na marra das tarifas cobradas pelo suprimento de
energia elétrica é emblemática”, apontam Bettencourt e Faro, entre tantos
outros exemplos recolhidos ao longo da pesquisa sobe o confronto.
Há, no entanto, fatores que deveriam contrabalançar
eventuais desgostos provocados por decisões monocráticas da presidenta. Eis um
deles que também figura em rol imenso. Dados recentíssimos da Fipecafi,
fundação ligada à Universidade de São Paulo, por exemplo, mostram que, entre
2012 e 2013, os lucros das 500 maiores empresas do País cresceram 39,3 bilhões
de dólares. Isso traduz alta de 24% em relação ao ano anterior.
Mas a história desse conflito estaria agora se preparando
para desembarcar nas urnas. Dúvida? O ex-ministro Delfim Netto, em variadas
ocasiões, tem reafirmado a certeza “de que o ambiente econômico é um grande
eleitor”. “Delfim não chega a concordar com a hipótese de um ‘golpe
branco pela economia’, mas afirma que o humor da burguesia conta, sim, nas
eleições”, dizem os autores.
Como isso se dá? De acordo com Delfim, forma-se “um clima de
hostilidade, um ambiente de negócios que o governo se esforça em negar, mas que
existe e que influiu de forma importante para a redução nos investimentos e
agora impacta também o consumo”.
Bettencourt e Faro se remetem a uma frase de Lula: “O mau
humor do empresariado não está deixando a economia andar”.
Impulsionaria esse mau humor um projetado confronto
eleitoral: “Se o PT tem a sua militância e o voto da inclusão social, a
burguesia tem o controle absoluto da mídia”, deduzem os analistas. E apontam:
“A cólera burguesa é mais visível estampada nas bancas de jornal e vocalizada nos programas de tevê. Em jornais e revistas analisados nos últimos 573 dias, somente 9% do noticiário econômico foi favorável, mesmo assim ligeiramente, ao governo Dilma – nessa contabilidade não foram levados em consideração os artigos do corpo editorial ou de articulistas convidados”.
Para João Bettencourt e Luiz Cesar Faro não há dúvidas:
“A mídia comprou um lado e está sitiando, sim, a presidenta, o PT e o seu
entorno. E é no cerne da imprensa que o ódio viceja; porque, se por um lado não
são reconhecidos avanços, por outro são exacerbadas as críticas. O oligopólio
da mídia não gosta de Dilma, e ponto final”.
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