quinta-feira, 4 de junho de 2015

Educar é mais eficaz e traz melhores consequências do que punir



Extraído do Política no Face:


Mês de junho será travada uma verdadeira guerra na Câmara Federal. O presidente Eduardo Cunha (Dudu) não vê a hora de votar a redução da maioridade penal. Uma discussão pouco explorada na sociedade onde o senso comum é levado em conta, como maioria absoluta da opinião das ruas.

Por sua vez a TV e seus programas policiais enfatizam por vez ou outra que o crime, o qual ele explora à exaustão para poder fazer seu nome e se eleger, foi cometido por um menor. Mas não dizem, por exemplo, que menos de 1% dos jovens cometem crimes de atentado a vida. Ou seja, na maioria dos casos são furtos e penas menores. Mas querem levar este jovem pra dividir uma cela, por anos, com verdadeiros assassinos, estupradores e tudo mais. Escondem também que em países como Espanha, onde a maioridade penal era de 16 anos, não registrou diminuição no índice de violência e voltou atrás da decisão.

Nessa votação a bancada da bala vai ter orgasmos. Pra eles quanto mais punição mais audiência. O que veremos se for aprovado? Jovens da periferia aos montes jogados em cadeias superlotadas. E os da middle class e high society? Continuarão impunes, com 16 e 17, assim como ficam impunes hoje com 18, 19, 20, 21, 22...

O buraco é muito mais embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário