domingo, 20 de dezembro de 2015

Depois de uma semana Histórica, não verás nem a PF na casa de Cunha, nem derrota dos golpistas no STF: Capa da Veja desta semana é sobre ‘Star Wars’



Depois de uma das semanas mais intensas do ano no noticiário politico, com direito a Polícia Federal na casa de Eduardo Cunha e derrota do presidente da Câmara na análise sobre o impeachment no STF, a capa de uma das revistas de maior circulação no país trás uma matéria especial sobre “o futuro da saga” de Star Wars; internautas ironizam


Por Ivan Longo - Revista Fórum
Não faltaram pautas para o noticiário político brasileiro esta semana. Quase como em um seriado que chega aos seus capítulos mais eletrizantes, a relação entre Governo Federal e PMDB, mais especificamente entre governo e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atingiu um momento ‘chave’ que começou com a autorização da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados na semana passada e se intensificou esta semana com o mandado de busca e apreensão da Polícia Federal na casa do homem que deu a tal autorização. Como se não bastasse, essa também foi a semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs uma derrota à Cunha ao derrubar sua ‘chapa alternativa’ para a comissão especial que analisaria o impeachment e o voto secreto, além de dar poder ao Senado diante das decisões da Câmara. As movimentações também foram intensas no Conselho de Ética da Casa, onde deputados discutem uma possível cassação do mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar. Isso sem contar ainda as manifestações pró e contra o impeachment que foram realizadas país afora.
Tudo, ao longo da semana, foi acompanhado praticamente em tempo real pela mídia tradicional, que realizou entrevistas e boletins especiais para acompanhar intensas movimentações de fim de ano – principalmente quando, pelo voto do relator do processo no STF, o ministro Luiz Edson Fachin, sinalizava-se alguma possibilidade de Cunha vencer e aprovar sua chapa e o voto secreto.
Passados alguns dias, é de se esperar que as principais revistas semanais do país façam análises das importantes notícias que repercutiram ao longo da semana, trazendo talvez até alguma novidade. Assim fez a maior parte delas. A Época, por exemplo, vem com a chamada “O poder do Supremo”, em clara alusão à decisão desta semana; a Carta Capital seguiu a mesma linha na capa e veio com a manchete “O STF freia Cunha”. A Istoé foi por um outro lado com a capa “A confissão de Bumlai” mas ainda manteve a atenção voltada para a política, assunto que movimentou o noticiário nacional esta semana. Os jornais diários, inclusive, mantiveram a preocupação de pautar aquilo que levou brasileiros às ruas essa semana: os rumos do governo. A Folha de S. Paulo, por exemplo, deu destaque neste domingo (20), à queda da desaprovação do governo Dilma no Datafolha; enquanto o Estadão falou sobre a nomeação do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
A Veja – um dos veículos impressos de maior circulação nacional -, no entanto, decidiu esquecer tudo aquilo que repercutiu em seu site ou as capas políticas de outras semanas – em sua maioria com ataques diretos ao PT – e, justamente naquela semana em que Cunha sofre uma de suas maiores derrotas, muda de assunto e coloca na capa “o futuro da saga” de ‘Star Wars’.
A atitude não passou despercebida na internet. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), por exemplo, postou em seu Facebook: “Cadê na capa a derrota do golpismo de Cunha e oposição no STF? E a prisão do tucano mineiro? E a decisão da Procuradoria Geral da República sobre Cunha? Essa revista é uma vergonha”.
Pelo Twitter, a publicação também foi alvo de ironias. Confira (no site da Revista Fórum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário