sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Diante da violenta repressão da PM de Alckimin, em São Paulo, antigas vozes pela democracia hoje se calam...


Segue arguta reflexão do jornalista Alceu Castilho:


Protagonistas contra golpe de 64 se calam diante da repressão atual em SP


ditadura
Reação da sociedade civil está tímida à violência do governo estadual contra o livre direito à manifestação; país perde sua memória e as referências sobre resistência
Por Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)
Onde está a OAB? A Fenaj? A Igreja? Onde estão os sindicatos? E as lideranças que protagonizaram a luta contra a ditadura? De Lula a FHC, de Dilma Rousseff a José Serra? Acadêmicos, intelectuais? Por que se calam? O que mais a PM de São Paulo precisa fazer para motivar uma nota institucional, a organização de atos, uma fala contundente contra a repressão à livre manifestação, contra as agressões a pessoas que se manifestavam ou simplesmente estavam na rua, em São Paulo, nesta terça-feira?
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo informa que nove repórteres ficaram feridos em ação na Avenida Paulista. Isso não basta para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se pronunciar? O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, decisivo na luta pela redemocratização, informou ontem que vai enviar umanota de protesto ao Governo do Estado, exigindo o fim da violência contra manifestantes e jornalistas. Será suficiente?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) emitiu nota de repúdio. Mas o MST surgiu exatamente com a redemocratização, em 1984. Chegou a participar da campanha das Diretas Já. E quem já estava no cenário político desde os anos 60? Ótimo que haja novos protagonistas (e que eles se manifestem), mas e aqueles que se afirmaram como resistentes nos anos 70 ou 80?
A Ordem dos Advogados do Brasil teve seu papel na luta contra a ditadura de 1964. Mas está calada. Apenas o diretor de Direitos Humanos da OAB-SP fez declaração. A página da OAB-SP abre nestes dias com um imenso banner contra a corrupção. Um fantasma difuso. Qual a coragem de se colocar contra a “corrupção”? E se falarmos de policiais corruptos? Do crime organizado com a participação de policiais, dos grupos de extermínio (em São Paulo, no Rio, em todo o Brasil), teremos um banner da OAB?
E o Partido dos Trabalhadores? Será suficiente a declaração tímida do prefeito Fernando Haddad, de olho na “mediação do Ministério Público”? Ou uma nota do diretório municipal do PT paulistano? Nem o diretório estadual se anima a se pronunciar contra o terror implantado pela polícia – estadual? (O site do PT está abrindo hoje com propaganda do combate à corrupção feito pelo governo mineiro, apontado como “maior legado do governo do PT”.)
Mas e a repressão? Em que momento enterraram nossas antigas resistências?
figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário