sábado, 4 de março de 2017

Com a desmoralização (ainda que tardia) de Aécio Neves e do PSDB, FHC agora ataca a imprensa que lhe foi tão generosa...




Do 247:







Co-responsável pela tragédia brasileira, por ter dado sinal verde para o golpe liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou nota para tentar socorrer seu pupilo; segundo FHC, Aécio, que foi acusado por Benedicto Júnior, número 2 da Odebrecht, de pedir R$ 9 milhões à empreiteira, pagos via caixa dois, é vítima de "verdades alternativas", contadas pela imprensa; como o caixa dois de Aécio foi manchete da Folha, do Estado, do Globo e do Valor, FHC, na prática, acusou a imprensa que também apoiou o golpe de mentir; nesta sexta, Aécio divulgou vídeo em que disse ter obrigação de pedir dinheiro à empresa para seus aliados – um deles, filho do pai da lista de Furnas – como se o PSDB não tivesse tesoureiro; "A desmoralização de pessoas a partir de 'verdades alternativas' é injusta e não serve ao país. Confunde tudo e todos", disse FHC; Aécio, no entanto, foi desmoralizado e está fora da disputa de 2018 – ou de 2017, se Temer cair

247 – O moralismo sem moral do PSDB foi desmoralizado na noite de ontem, quando veio a público o depoimento de Benedicto Júnior, número dois da Odebrecht, que disse que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) lhe pediu R$ 9 milhões, pagos via caixa dois (leia aqui).
Para conter o estrago, quem veio a público nesta sexta-feira foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, co-responsável pela tragédia brasileira, por ter dado sinal verde para o golpe liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que já eliminou 7 milhões de empregos nos últimos dois anos – primeiro com o 'quanto pior, melhor' de Aécio e Eduardo Cunha em 2015 e, depois, com a inépcia de Michel Temer e Henrique Meirelles em 2016.
Segundo FHC, Aécio é vítima de "verdades alternativas", contadas pela imprensa.
Como o caixa dois de Aécio e aliados – incluindo Dimas Toledo Júnior, filho do responsável pela lista de Furnas – foi manchete da Folha, do Estado, do Globo e do Valor (saiba mais aqui), FHC, na prática, acusou a imprensa que também apoiou o golpe de mentir.
Leia, abaixo, a íntegra da nota de FHC:
Lamento a estratégia usada por adversários do PSDB que difundem "noticias alternativas" para  confundir a opinião pública.
A imprensa é instrumento fundamental da democracia. Usada por quem não é criterioso presta um mau serviço ao país.
Parte do noticiário de hoje sobre os depoimentos da Odebrecht serve de sinal de alerta. Ao invés de dar ênfase à afirmação feita por Marcelo Odebrecht, de que as doações à campanha presidencial de Aécio Neves, em 2014, foram feitas oficialmente, publicou-se a partir de outro depoimento que o senador teria pedido doações de caixa dois para aliados.
O senador não fez tal pedido. O depoente não fez tal declaração em seu depoimento ao TSE.
É preciso serenidade e respeito à verdade nessa hora difícil que o país atravessa.
Ademais, independentemente do noticiário de hoje tratar como iguais situações diferentes, não é o caminho para se conhecer a realidade e poder mudá-la.
Visto de longe tem-se a impressão de que todos são iguais no universo da política e praticaram os mesmos atos.
No importante debate travado pelo país distinções precisam ser feitas. Há uma diferença entre quem recebeu recursos de caixa dois para financiamento de atividades político-eleitorais, erro que precisa ser reconhecido, reparado ou punido, daquele que obteve recursos para enriquecimento pessoal, crime puro e simples de corrupção.
Divulgações apressadas e equivocadas agridem a verdade, e confundem os dois atos, cuja natureza penal há de ser distinguida pelos tribunais.
A palavra de um delator não é prova em si, apenas um indício que requer comprovação. É preciso que a Justiça continue a fazer seu trabalho, que o país possa crer na eficácia da lei e que continue funcionando.
A desmoralização de pessoas a partir de "verdades alternativas" é injusta  e não serve ao país. Confunde tudo e todos.
É hora de continuar a dar apoio ao esforço moralizador das instituições de Estado e deixar que elas, criteriosamente, façam Justiça.
Fernando Henrique Cardoso
  Presidente de honra do PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário