sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Moro não tem a coragem nem a discrição do juiz do caso Herzog, diz filho do jornalista



"A sentença à favor de Herzog vai contra uma política do governo (militar), contra a política do Estado vigente. A do Moro está em linha cm os desejos do atual governo. Então não existe a questão de ter coragem. Na realidade, torna-se muito conveniente condenar o Lula no atual momento político do Brasil", disparou Ivo Herzog.

Foto: Lula Marques


Jornal GGNIvo Herzog, filho de Vladimir Herzog, afirmou em entrevista ao Valor que Sergio Moro está muito longe de ser comparável ao juiz Márcio Moraes, que condenou a União pela tortura e assassinato do jornalista, em 1975.
 
Em entrevista ao Estadão, o presidente do TRF4 (Tribunal Regional da 4ª Região), Thompson Flores, quis elogiar a sentença de Moro contra Lula por causa do triplex no Guarujá, e decidiu fazer uma comparação com a sentença do caso Herzog. Flores disse que a decisão de Moro, a exemplo da sentença do juiz Moraes, "vai entrar para a história". 
 
Para Ivo, o paralelo foi "absolutamente inapropriado". Primeiro porque Mário Moraes não era o juiz natural do processo sobre a morte de Herzog. À época, agentes da ditadura manobraram para tirar a ação do magistrado originalmente designado, acreditando que Moraes, por ser um juiz em início de carreira, não iria ter coragem de decidir contra o Estado.
 
"A sentença de Herzog vai contra uma política de governo, contra a política do Estado vigente. A do Moro está em linha cm os desejos do atual governo. Então não existe a questão de ter coragem. Na realidade, torna-se muito conveniente condenar o Lula no atual momento político do Brasil", disparou Ivo.

O engenheiro também disse que Moro em nada se comparado com Moraes quando o assunto é a discrição inerente ao cargo de juiz. "Você vai ter dificuldade de encontrar o juiz Márcio Moraes falando sobre a sentença. Porque ele sempre teve o entendimento sobre o papel do juiz, onde começa, onde termina. E o paple do juiz é dentro do tribunal, não na frente de uma câmera de TV dando entrevista. E torna-se mais inapropriado ainda falar sobre uma sentença antes de ser julgada, como estão fazendo lá no TRF4", disse, em referência à entrevista de Flores.
 
Por fim, Ivo ainda apontou que a decisão de Moraes, na prática, nunca surtiu efeito, porque o Estado não pagou pela morte de Herzog. Já contra Lula, forças políticas parecem ter interesse em vê-lo preso o quanto antes.
 
"A sentença de Moraes, que condena a União, também dá ordem para que seja investigado o crime contra meu pai. E essa parte nunca foi crumprida. Então o Estado não vai cumprir a sentença que eventualmente seja dada contra Lula? Tenho certea que será o oposto. Cumprirá correndo. Então há mais pontos de antagonismo do que semelhanças. Quando faz referência ao caso do meu pai, sinto que ele [Flores] está querendo pegar carona para se tornar mais célebre."
 
Em nota, Flores disse que não tem motivo para a família de Herzog se sentir ofendida. Ele argumentou que a comparação com a sentença de Moro levou em conta apenas "aspectos técnicos".
 
Na entrevista ao Estadão, porém, Flores deixa claro que não conhece o caso triplex e que só estava elogiando as preliminares de Moro, que tratavam mais da disputa com a defesa de Lula do que sobre o mérito da investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário