quinta-feira, 17 de agosto de 2017

STJ mantém condenação de Bolsonaro e o absurdo da possibilidade dele recorrer, por Matê da Luz



"A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, afirma: "A expressão 'não merece ser estuprada' constitui uma expressão vil que menospreza a dignidade de qualquer mulher, como se uma violência brutal pudesse ser considerada uma benesse, algo bom para acontecer com uma mulher."

STJ mantém condenação de Bolsonaro e o absurdo da possibilidade dele recorrer
por Matê da Luz - publicado no Jornal GGN
Pronto. Era o que faltava pra confirmar que a vida é uma enorme quinta-série C. Façamos um exercício de imaginação: estamos todos em sala de aula, meninos e meninas, na presença de um professor. Vamos supor que temos cerca de 13 anos, pra dar um contexto no qual entendemos a força de nossas palavras e alguns significados relevantes. Um dos meninos levanta e diz, na frente de todos os outros, que tal menina não merece ser estuprada porque é muito feia. Precisa dizer mais ou dá pra entender que este contexto é agressivo o suficiente pro garoto ser expulso de sala de aula com advertência e suspensão? 
Pois bem, no Brasil, este País que há alguns anos era considerado "o país do futuro" e hoje consta na crista da onda dos mais retrógrados - a cara do golpe é essa, perceba - o amiguinho que falou isso pra coleguinha é deputado e o professor, a justiça, dá o direito dele se defender. "Oras, mas lá vem você questionando até as leis?" - uhun, sim, vou e vou muito, porque este tipo de brecha em situações tão óbvias é o que dá margem para que crimes e mais crimes continuem acontecendo. No tocante individual à violência contra a mulher, a possibilidade de recorrer perpetua o espaço concedido ao homem para que se explique, mesmo tenho tido uma atitude nitidamente opressora/violenta e, além do mais, vale dizer, contra a lei, enquadrado pelo assédio moral. 
É isso. Hoje o STJ anunciou que mantém a condenação no caso de Maria do Rosário contra o deputado e este, na maior cara de pau, pra dizer o mínimo, retruca dizendo que vai recorrer - e o que é pior, aos meus olhos, é a possibilidade disso acontecer. O deputado alega que sua fala foi proferida em um momento de forte emoção, visto que "Ela [Maria do Rosário] me chamou de estuprador e ela estava defendendo o estuprador Champinha.", o que, em sua prática machista e agressiva, dá espaço e, mais importante que isso, o direito de retrucar com uma fala violenta. Não dá, viu, deputado? Porque em primeiro lugar o contexto não era este (o da defesa do estuprador), mas sim uma mulher falando em nome de todas as outras no que diz respeito às leis relacionadas ao estupro. E em segundo lugar porque sua opinião pessoal não é determinante e/ou deveria ser relevante para as normas de um conjunto de pessoas que vivem num país, ainda mais quando estas ideias são tão misóginas e pequenininhas. 
A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, afirma: "A expressão 'não merece ser estuprada' constitui uma expressão vil que menospreza a dignidade de qualquer mulher, como se uma violência brutal pudesse ser considerada uma benesse, algo bom para acontecer com uma mulher."
Na cabeça de Bolsonaro, assim como de alguns adolescentes da classe média –alta da quinta-série C, elas merecem sim (se bonitas forem), afinal de contas, são só mulheres.
Mas sabe o que é pior de tudo? É que tem gente falando que vota nele. Tem gente assumindo assim, na cara lavada, às claras mesmo, que ele é a solução pro nosso Brasil. 
É... no País do golpe, quando a água para de mexer é que a sujeira vem à tona. Torcendo pra que a justiça de faça rede, de uma vez por todas. 

Um comentário:

  1. MAS TEM COMENTÁRIO SIM! POR HIPÓTESE, ELABOREMOS UMA PROPOSIÇÃO CONTRÁRIA ACOMPANHADA DE SUA COMPLEMENTAÇÃO: "É TÃO LINDA QUE DEVERIA SER ESTRUPADA (É O QUE SE SUGERE DE OUTRA FORMA)" OU MESMO, "É TÃO FEIA QUE DEVERIA SER ASSASSINADA À BEM DA LIMPEZA PÚBLICA" (OUTRA POSSIBILIDADE!!!) -- NÃO O CARA NÃO BATE DE FORMA ALGUMA COM O HUMANISTA/HUMANITÁRIO E COM O REAL. nÃO FALO NEM DO CRISTÃO OU DO RELIGIOSO DE ALGUMA FORMA. AS SUAS SUPOSIÇÕES E PROPOSTAS SÃO TODAS MALIGNAS: SE TEM DNA DIFERENTE, JOGA NA FOGUEIRA, QUEIMA NA SALA DE TORTURAS, ACABA COM ELA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO -- ESSAS AS FÓRMULAS MAIS SIMPLES DE SE COMPLETAREM AS PROPOSIÇÕES AVENTADAS. FOI COMO HITLER ASSASSINOU UMA IMENSA POPULAÇÃO DE ALEMÃES FISICAMENTE INCAPACITADOS POR DOENÇAS DE NASCIMENTO -- É O QUE ELE QUER REPETIR POR AQUI!!! CÁSPITE !!!

    ResponderExcluir